Luminescência, Fosforeceria e Fluorescência

O que é Fluorescência ?


Os letreiros luminosos de enorme variedade de cores, formas e movimentos que passaram a enfeitar a vida noturna dos grandes centros urbanos funcionam com base na fluorescência, fenômeno físico que revolucionou a iluminação das cidades e possui numerosas aplicações de importância.
Fluorescência é a propriedade que algumas substâncias possuem de modificar o comprimento de onda da radiação luminosa que incide sobre elas, emitindo, dessa forma, radiação de coloração distinta da incidente. Esse fenômeno é particularmente interessante quando a luz incidente está na faixa do ultravioleta, invisível ao olho humano, e a luz emitida, no espectro do visível.
A explicação teórica da fluorescência pressupõe que o fóton, quantum de energia eletromagnética (luz), ao ser absorvido pela molécula de uma substância, excita seus elétrons, fazendo-os saltar para níveis energéticos superiores. A molécula assim ativada transforma o excesso de energia em movimento, chocando-se com as moléculas vizinhas. Dessa forma, o efeito inicial da radiação incidente se propaga em todas as direções. Em certos casos, esse excesso de energia também é emitido sob forma de radiação, quase sempre com freqüência inferior, quando o elétron retorna a seu nível energético original, o que dá origem à fluorescência.
Fluorescente: uma substância assim absorve energia da luz fornecida por determinada fonte e emite radiação visível, porém, quando o fornecimento de energia acaba, a emissão da radiação para imediatamente.
O nome desse fenômeno veio do fato de que ele foi observado em um mineral denominado fluorita.

Exemplo de Fluorescência


- Os letreiros luminosos de enorme variedade de cores, formas e movimentos que passaram a enfeitar a vida noturna dos grandes centros urbanos funcionam com base na fluorescência, fenômeno físico que revolucionou a iluminação das cidades e possui numerosas aplicações de importância.
- Placas de trânsito quando recebem a luz dos faróis dos automóveis;
- Faixas nos uniformes de motoboys, de garis e de outros trabalhadores;
- Lâmpada fluorescente – ela é revestida internamente por um material fluorescente à base de fósforo, assim, quando ocorre a descarga elétrica, essa substância é excitada com a radiação ultravioleta (invisível ao olho humano), produzindo luz visível. No momento em que a lâmpada é desligada, a emissão de energia para.





O que é fosforescência ?


Trata-se do fenômeno pelo qual certos elementos químicos - como o fósforo - emitem luz no escuro. Devido a uma configuração especial de seus elétrons, eles absorvem a energia da luz visível ou luz ultravioleta. Quando os átomos recebem essa energia, seus elétrons são ativados e passam a irradiar luz, mesmo no escuro. Depois de um determinado tempo, não mais que alguns minutos, os elétrons voltam ao seu estado normal e param de emitir luz. "É o que acontece com os interruptores", diz a química Adalgisa Rodrigues, da Faculdade de Ciências, Filosofia e Letras da USP de Ribeirão Preto. O fósforo, que dá nome ao fenômeno, foi descoberto no século XVII, quando um alquimista alemão tentava sintetizar ouro a partir de urina.
Fosforescente: Da mesma forma que ocorre na fluorescência, na fosforescência, uma substância emite radiação visível porque absorve energia da luz fornecida por determinada fonte. Entretanto, nesse caso, mesmo depois que o fornecimento de energia parou, a substância fosforescente continua por algum tempo emitindo luz visível. Esse tempo pode variar desde frações de segundos até dias.
Esse fenômeno recebeu esse nome porque o elemento fósforo e outros materiais são usados em objetos feitos para brilharem no escuro.

Exemplos de Fosforescência


- Algumas tomadas elétricas e interruptores são feitos de um plástico que recebe a adição de substâncias fosforescentes;
- Ponteiros do relógio de pulso;
- Pulseirinhas coloridas usadas em festas;
- Objetos autocolantes colocados para decoração nas paredes, principalmente em quartos de crianças, como estrelinhas e planetas feitos de sulfeto de zinco.





Diferença entre fosforescência e Luminescência


A fluorescência e a fosforescência são tipos de luminescência, ou seja, de emissões de radiações, que podem ser visíveis ou não e que ocorrem sem a necessidade de temperaturas elevadas, podendo ser, por exemplo, resultado da absorção de energia da luz, a fosforescência é gerada através do fosforo e outros  materiais  que brilham no escuro, já a fluorescência é gerada principalmente através da fluorita.

O que é Luminescência?


Luminescência é a emissão de luz sob a ação de irradiação de luz ultravioleta (UV) ou raios-X ou sob ação do aquecimento, da pressão e no processo de cristalização ou dissolução. A luminescência, fisicamente é explicada como a emissão quântica de energia luminosa, por um átomo excitado, quando este volta a seu estado de repouso.

Tipos de Luminescência


- Fluorescência: há emissão de luz enquanto permanece a irradiação.

- Fosforescência: quando a luz permanece, mesmo após cessar a irradiação.

- Termoluminescência: emissão de luz pelo aquecimento.


- Triboluminescência: emissão de luz pela fricção, quebra ou esmagamento.


- Radioluminescência: emissão de luz pelo bombardeio por partículas (α e β) de alta energia.

Proxima
« Anterior
Primeira

1 comentários:

Escrever comentários
6 de junho de 2015 às 13:30 delete

Senti falta de uma descrição física mais "robusta" sobre os fenômenos aqui envolvidos. Apesar das informações corretas, uma análise atômica mais profunda seria mais adequada para estudantes de engenharia.

Responder
avatar